Nesta sexta-feira (4), Macapá inicia uma programação especial em comemoração ao Dia Municipal da Capoeira, celebrando os 50 anos dessa prática cultural no Amapá. Instituído pela Câmara Municipal em 2008, através do projeto de lei nº 050/2009, o Dia Municipal do Capoeirista reforça a importância dessa arte que, ao longo de cinco décadas, tem promovido resistência e inclusão social no estado.
Mais do que um esporte, a capoeira no Amapá representa uma expressão cultural rica que mistura música, dança e uma história de luta e superação. Ao longo dos últimos 50 anos, essa prática tem desempenhado um papel crucial nas periferias e comunidades locais, oferecendo aos jovens alternativas positivas e ajudando a afastá-los de caminhos perigosos.
As celebrações deste ano terão dois momentos principais: no dia 4 de outubro, às 17h30, uma roda de capoeira será realizada no Espaço Cultural Mestre Grillo, na Praça Veiga Cabral, aberta ao público. No dia 18 de outubro, uma solenidade na Câmara Municipal de Macapá homenageará 20 mestres e 30 grupos de capoeira, reconhecendo suas contribuições ao longo dessas cinco décadas de história.
O evento é organizado pela Federação de Capoeira do Amapá (FCA), União dos Capoeiristas do Amapá (UNICAP) e Comitê de Valorização da Capoeira no Amapá (CVCAP), com o apoio da Fundação Municipal de Cultura (FUMCULT), do Conselho Municipal de Cultura e do Instituto Baluarte da Amazônia.
Participe e celebre meio século de capoeira no Amapá, valorizando essa tradição que continua transformando vidas!
#CapoeiraNoAmapá #DiaDoCapoeirista #50AnosDeCapoeira #Cultura #InclusãoSocial