A Cia. amapaense Teatro do Riso e o Instituto Baluarte da Amazônia, realizam o projeto CIRCULAÇÃO ESPELHOS, fruto da emenda parlamentar da Deputada Estadual Cristina Almeida, que levará a discussão da mulher para dentro das instituições e escolas públicas de Macapá e Santana, no periodo de 15 a 27 de setembro do ano em curso.
ESPELHOS é um espetáculo intimista centrado nas interpretações das atrizes: Rechene Amim, Roberta Picanço, Tina Araújo e Solange Simit, que usando de fragmentos de suas trajetórias de vida e apropriando-se do biodrama, trazem para a cena histórias vividas de seus mundos. As atrizes/personagens relatam em narrativas suas memórias, convocando o público a refletir, compreender e trocar experiências, numa relação olho a olho. Espelhos é um espetáculo que reflete vidas e almas.
Segundo Genário Dunas, diretor do espetáculo ESPELHOS, afirma que aportar em instituições e escolas públicas levando as discussões urgentes do universo das mulheres, é uma forma de discutir cara a cara o feminicidio, o empoderamento feminino, a lei Maria da Penha, os legados das mulheres e suas conquistas. ´Nunca será demais rediscutir politicas públicas, leis e suas práticas no cotidiano do contexto feminino. O grupo optou pelo teatro social, e depois de três anos de existência, acumulando experiências com temporadas por onde passou como: presidio feminino, Teatros, residências, universidades, instituições, intercâmbios a exemplo da Universidade Federal da Paraiba, o espetáculo se potencializou, graças as entregas das atrizes e a dramaturgia provocante, que a todo tempo insiste em trazer para o foco, as mulheres, suas relações de vida com a sociedade, e suas práticas. O recado de Espelhos, apropriando-se do teatro foi proposital para pensar em ultrapassar fronteiras.
O projeto/espetáculo CIRCULAÇÃO ESPELHOS será lançado oficialmente no dia 15 de setembro, as 16 horas no restaurante do Senac Amapá, e seguirá suas apresentações nos palcos: Teatro Marco Zero, Conjunto habitacional São Jose, Conjunto habitacional Macapaba, Escola Deuzuite Cavalcante, Comunidade