Instituto Cultural Baluarte da Amazônia – ICBA

Espetáculo Femmes Puissantes – Mulheres Poderosas

#FemmesPuissantesSpectacle

Encontro de mulheres indígenas da Guiana Francesa e do Brasil através de um espetáculo multimídia de saberes e experiências

“Femmes Puissantes – Mulheres Poderosas” narra a história de uma solidariedade entre mulheres indígenas originárias das terras da Guiana Francesa e do Brasil, retratando sua força e resiliência diante de múltiplos desafios – sejam eles ambientais, culturais, de saúde ou sociais. O projeto destaca seus relatos e as batalhas que enfrentam, o que estimula um esforço de preservação e reinvenção de suas culturas ancestrais através das ferramentas de criação digital e do espetáculo ao vivo. Esta iniciativa não teria sido possível sem essas mulheres corajosas aqui reunidas – reconhecendo o passado, o presente e construindo o futuro para responder às necessidades compartilhadas dessas protetoras da Amazônia.

Uma expedição que destaca a força das mulheres indígenas

Desde 2021, o projeto reuniu mulheres dos 6 povos indígenas da Guiana Francesa: Kali’na, Paykweneh, Lokono-Arawak, Wayana, Wayapi e Teko. O evento reuniu um total de 120 pessoas em oficinas centradas na criação digital, que depois se materializaram em apresentações, principalmente no teatro de l’Encre em Caiena ou de Macouria diante de uma plateia lotada.

Expansão para Novos Horizontes

O sucesso do projeto levou ao seu crescimento contínuo ao longo de 2022 e 2023, incorporando novas oficinas e apresentações. Em 2024, “Femmes Puissantes – Mulheres Poderosas” integra mulheres indígenas do Brasil como parte da expansão de seus horizontes. Este movimento visa tecer uma unidade mais forte entre as lutas dessas mulheres – uma iniciativa para futuros eventos colaborativos, como o ano cultural França-Brasil e a COP 30 em Belém, em 2025.

Para marcar esta nova fase, uma programação especial será realizada na aldeia do Manga, no município de Oiapoque, no lado Brasileiro, e na Ville Espérance, no município de Saint-Georges na Guiana Francesa.

Programação

– 23 a 26/07: Ensaios do espetáculo durante o dia (das 7h30 às 16h30) e oficinas GRATUITAS para a população de Manga em Oiapoque das 16h30 às 18h.

– 28/08 às 16h30: Espetáculo GRATUITO.

– 29/07 a 1/08: Ensaios do espetáculo durante o dia (das 7h30 às 16h30) e oficinas GRATUITAS para a população de Espérance em Saint-Georges de l’Oyapock das 16h30 às 18h.

– 3/08 às 16h30: espetáculo GRATUITO.

Oficinas e Atividades

– 23/07: Apresentação das mulheres do espetáculo e sessão de escuta e transmissão de cantos tradicionais Palikur gravados na vila de Espérance entre 1977 e 1981.

– 24/07: Introdução às danças Arawak por Tabitha Sabajo e Sharone Stuart da vila de Sainte-Rose-de-Lima.

– 25/07: Continuação das danças Arawak por Tabitha Sabajo e Sharone Stuart.

– 26/07: Exibição de vídeos e fotos realizadas por mulheres das vilas de Yapara, Taluen, Camopi, Paddock Paradis e Sainte-Rose-de-Lima.

– 29/07: Apresentação das mulheres do espetáculo e sessão de escuta e transmissão de cantos tradicionais Palikurs gravados na vila Espérance de Saint-Georges-de-l’Oyapock entre 1977 e 1981.

– 30/07: Iniciação às danças Arawaks por Tabitha Sabajo e Sharone Stuart da vila Sainte-Rose-de-Lima de Matoury.

– 31/07: Iniciação às danças Arawaks por Tabitha Sabajo e Sharone Stuart da vila Sainte-Rose-de-Lima de Matoury.

– 1/08: Exibição de cinema de vídeos e fotos realizadas por mulheres das vilas Yapara, Taluen, Camopi, Paddock Paradis e Sainte-Rose-de-Lima.

– 3/08 – 16h30: Apresentação GRATUITA do espetáculo “Femmes Puissantes” na Maison des Traditions Tig Labonté.

Encontro de Culturas e Experiências

O espetáculo contará com a participação das talentosas artistas indígenas:

Silleive Yawalou (Wayapi-Teko)
Sharone Stuart (Arawak)
Tabitha Sabajo (Arawak)
Tairene dos Santos (Karipuna)
Keyla Palikur (Palikur-Arukwayeneh)

Mais que um Espetáculo

Não é uma simples apresentação, “Femmes Puissantes – Mulheres Poderosas” serve como um portal para que as mulheres indígenas expressem seu orgulho, esperança e resiliência. O espetáculo é uma ode a essas mulheres que ocupam o palco na proteção da Mãe Terra – tecendo suas culturas através da arte como nunca antes visto.

Realizadores e parceiros:

Instituto Baluarte da Amazônia, DCJS Guyane, Préfecture de Guyane, Institut Français, Secretaria de Cultura do Amapá – SECULT AP, Prefeitura de Saint-Georges-de-l’Oyapock, Vila Manga (José Elito), Vila Esperance e seu chefe Roger Labonté.